Sour cream ou creme azedo. Ô comida simples, básica e boa que ajuda em muitas receitas e é um verdadeiro coringa na cozinha.

Você sabia que com o Sour Cream você pode fazer strogonoff? Sim, ele pode perfeitamente substituir o creme de leite e deixar seu strogonoff mais cremoso e saboroso.

O creme azedo é muito utilizado para acompanhar alguns pratos, como por exemplo na culinária mexicana, que usa o sour cream para acompanhar suas comidas picantes (sim, ele é um ótimo “antídoto” para a ardência das pimentas. Acompanhando a guacamole é maravilhoso.

Uma coisa que pouca gente sabe no Brasil é a possibilidade das variações que o creme de leite pode ter (aqui conhecemos apenas do “creme de leite fresco” e o de “latinha“). Mas um exemplo que posso trazer é o buttermilk, que “entrou na moda” junto dos cupcakes, que pode ser considerado um creme de leite com variação do nível de gordura (sim, existe uma explicação química e biológica no processo, mas podemos detalhar em outro post).

Tacos são ótimas pedidas que pedem Sour Cream. Veja a receita.

 

Sour Cream

Ingredientes

  • 250ml de creme de leite fresco
  • 1 limão grande
  • sal
  • pimenta do reino

Modo de Preparo

  1. Bata o creme de leite até o ponto de iogurte (é menos cremoso que o chantily) e vá acrescentando, na ordem, sal e pimenta do reino.
  2. Reservar em geladeira, até atingir a consistência cremosa.
  3. O Sour Cream, é o creme que alivia o gosto forte da pimenta.
  4. Não adianta beber água, outros líquidos, é o sour cream que corta o sabor picante da pimenta.
https://churrasco.homemnacozinha.com/sour-cream/

Modo alternativo (mais cremoso e mais rápido): Bata no liquidificador até a consistência de chantily.